Total de visualizações de página

Cachos Permanentes são adequados para você?

Cacho permanente para cabelo é um grande negócio. Não importa o que as pessoas falem, pois realmente é! Se você nunca fez isso antes ou se foi há uma ou duas décadas desde que fez o último, ouça, porque os permanentes existem há muito tempo. Algo importante para lembrar é que é um tratamento químico e pode causar danos a seu cabelo, informe-se primeiro e tenha cuidado!

Você pode fazer um monte de coisas com a solução do permanente. Talvez você queira muito, cachos ondulados brilhantes. Ou talvez você só os queira um pouco modelados. Talvez você tenha desagradáveis "redemoinhos" naturais as quais você tem que arrumar todos os dias. As soluções permanentes também podem resolver esse problema. Aqui estão algumas possibilidades que você pode fazer “permanentemente" em seu cabelo:
 
permanente       • alisar o cabelo ondulado
      • alisar as partes mais difíceis do cabelo (franja, etc.)
      • permanente para ondular (mistura de permanente e alisado)
      • permanente na raiz (só atinge a raiz)
      • permanente com volume (ótimo para cabelos longos)
      • permanente para definir forma
      • permanente em partes do cabelo

Antes de você decidir o que pretende fazer com o seu cabelo, considere primeiramente três coisas.
1) Que tipo de cabelo você tem?
2) Existe algo físico que afeta ou não o permanente?
3) Você realmente quer uma grande mudança ou apenas uma pequena ajuda com o que você já tem?

Seu tipo de cabelo só vai determinar quanto tempo a solução do permanente ficará em seu cabelo. Escuro, grosso ou fino e leve, todos os tipos podem receber um permanente. Seu cabeleireiro só irá alterar o tempo e / ou o tamanho da haste para adequá-lo. Além disso, ao considerar o seu tipo de cabelo, pense em seu corte de cabelo atual. Alguns permanentes resultam melhores em cabelos de um só comprimento e há outros que conseguem um melhor resultado quando possuem camadas ou cachos já existentes. Tenha cuidado ao tomar a decisão de fazer um permanente em seu cabelo logo após um novo corte. Cortes geralmente não são feitos para receber um permanente, a não ser que você diga ao seu cabeleireiro especificamente que você quer um permanente em seu cabelo. Frequentemente apenas um leve corte é necessário antes do permanente e muitos cabeleireiros preferem cortar o cabelo após fazer o permanente para remover qualquer “nó”, ou para aperfeiçoar a forma.

Coisas que podem afetar os resultados do seu permanente são importantes para discutir com seu cabeleireiro. Cirurgia recente, medicamentos que você toma, e o uso de drogas no passado podem influenciar o tempo que irá durar seus cachos. Certifique-se de dizer ao seu cabeleireiro se você recebeu anestesia, suplementos de ferro, Retin-A, e algumas drogas (em especial as metanfetaminas). Tudo isso pode inibir significativamente a capacidade de seu cabelo ondular um cacho. Além disso, a atividade hormonal como a gravidez e a menopausa podem reduzir o tempo necessário para o seu permanente ser bem sucedido.

Quanta mudança que você quer? Algumas pessoas são muito felizes com seus cabelos com exceção de alguns "redemoinhos" ou outros locais difíceis. Este é o lugar onde alisamento de cabelo pode ser muito útil. Nós todos sabemos que cabelos ondulados e crespos podem ser completamente alisados, mas seu cabeleireiro também pode "tirar" apenas áreas difíceis, se desejar apenas penteá-lo com solução de permanente em seu cabelo! (Isto realmente não alisa os cabelos, apenas tira a onda ou relevo, etc.). O inverso pode ser feito com um permanente local em apenas certas áreas que estão onduladas. Alguns cachos bonitos ao redor do rosto são fáceis, ou você pode desejá-los apenas na raiz em cabelos de estilo curto. Este tipo de permanente na raiz, geralmente não produz onda visível, é semelhante ao volume criado quando seu cabelo é secado de cabeça para baixo. Se seu cabelo tem um só comprimento e você quer apenas alguns cachos nas pontas, um permanente com volume pode ser perfeito para você. Com este método, o cabelo no topo da cabeça é deixado intacto e apenas as pontas e o meio são enrolados.
 

Um permanente para definir a forma é ótimo para um cabelo longo ou repicado também. É um rolo bem frouxo que resulta em pouca onda, mas deixa o formato brilhante (pense em cabelo grande, mas não nos anos 80!). Um permanente encaracolado é provavelmente o mais difícil de todos os permanentes e talvez o mais desconhecido. Esta técnica requer muita habilidade do seu cabeleireiro ao determinar quais partes devem ser enroladas ou não. O resultado disso pode ser muito dramático. Tenha cuidado, porém, com este tipo de permanente, pois normalmente requer uma boa preparação e tempo antes de sair. O ideal seria você enrolar algumas das partes lisas com uma chapinha e se tudo correr bem, você se parecerá como alguém de um milhão de dólares saindo de um salão de beleza de primeira, todos os dias!

Por último, existe o permanente com cachos. Pode ser o último na lista, mas não o menos importante! Permanentes com cachos são românticos. São divertidos. Eles quase sempre são lindos! Eles são o resultado de ter o cabelo enrolado na vertical em vez de na horizontal. Os cachos podem ser feitos grandes e soltos ou menores e mais fixos, mas sempre colocados em direção a parte traseira da cabeça. Permanentes com cachos são geralmente vistos em cabelos mais longos, mas olhe ao redor, você verá os estilos de cabelo muito curto que são enrolados desta forma - e eles são lindos!

Apenas algumas coisas mais para se considerar antes de decidir se cachos permanentes são adequados para você. Em primeiro lugar não importa o que as pessoas digam, permanentes geralmente não costumam resultar no estilo de lavar e sair. Até podem, mas peça conselhos em como usar esse estilo de cabelo após o permanente. Certifique-se de realmente perguntar ao seu cabeleireiro sobre o corte antes do permanente, que tipo de rolo que ele ou ela vai usar e o que realmente você pode esperar depois. As camadas para fora nos lados está muito em moda agora, mas tome cuidado, não é muito indicado para permanente. Você provavelmente vai acabar com muito volume nos lados e na parte de cima. Verifique se ele ficará bem em seu formato de rosto. Formato de rosto comprido tende a precisar de mais volume nas laterais, mas muito pouco em cima. Formato de rosto redondo combina com a maioria dos penteados e pode tolerar volume na parte superior, inferior ou ao redor todo. Você pode querer escovar os estilos de acordo com seu formato de rosto. E lembre-se, não tenha medo de se divertir! Fazer um permanente pode ser assustador, mas o que de pior pode acontecer? Se você odiar, basta lavá-lo.
 

Dicas rápidas para deixar seu cabelo lindo

Listamos dicas rápidas e muito eficientes para deixar seus cabelos lindos! Confira:

  • Um bom corte é fundamental.preferência a profissionais especializados em cabelos cacheados e procure cortes que combinem com seu rosto. Corte os fios periodicamente.
  • Use produtos específicos para seu tipo de cabelo e fuja dos que contêm sal ou lauril sulfato de sódio (Lembre-se disso: a quantidade de espuma que um shampoo faz não é indicador de qualidade. Pelo contrário! Isso pode causar ressecamento dos fios.



  • Ao lavar os cabelos, coloque um pouco de shampoo na palma da mão e esfregue uma mão na outra, aplicando o produto de forma homogênea nos cabelos. Nunca use as unhas no couro cabeludo, e sim a ponta dos dedos.
  • Para evitar cabelos quebradiços e indefinidos, desembarace-os com a ajuda dos dedos ou com pentes largos, começando pelas pontas e indo em direção à raiz.
  • Nunca use escova.

  • Assuma os cachos! Fazer chapinha, relaxamentos ou alisamentos sucessivos estraga o cabelo.
  • Não toque no cabelo enquanto ele estiver secando, pois isso aumenta o frizz.
  • Deixe-o secar ao natural ou use um difusor
  • Use shampoo anti-resíduos quinzenalmente ou uma vez por mês, sempre seguido de uma hidratação profunda.
  • Utilize toalha de papel ou toalha de microfibra para tirar o excesso de água (técnica plopping). A toalha comum, de algodão, provoca frizz e impede a definição correta dos cachos.
  • Faça o último enxágüe do banho com água fria. Seu cabelo ficará mais brilhante.
  • Na hora de dormir, amarre o cabelo no topo da cabeça ou estenda-o solto sobre o travesseiro, para evitar que ele amasse ou embarace.
  • Também evite dormir com os cabelos molhados, pois, além do risco de ganhar um resfriado, isso ainda facilita o aparecimento de fungos que podem desencadear doenças no couro cabeludo.
  • Hidratar, hidratar e hidratar! Essa é chave de um cabelo bonito e que vai te render muitos elogios!

  • De olho no prato, hein! Uma alimentação balanceada favorece a beleza da pele e dos fios. Verduras, frutas e legumes possuem vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo como um todo. Evite exagerar o consumo de gordura e açúcar.
Sabemos que colocar todas essas dicas em prática é difícil. Portanto, comece fazendo as mais fáceis para você. Mude pequenos hábitos e, com o tempo, vá incorporando outras dessas dicas ao seu dia-a-dia. Faça tudo com paciência e respeitando seu ritmo; mas faça.

Seus cachos agradecerão, ficando mais saudáveis e te deixando ainda mais linda!


A beleza do cabelo começa no seu prato

Investir uma fortuna em produtos cosméticos não basta para manter a beleza e a saúde dos cabelos. Os cosméticos repararam os danos causados por agentes externos aos fios e, às vezes, até mesmo sua fragilidade natural. Mas pouca gente se dá conta de que uma alimentação rica em vitaminas e sais minerais é essencial não só para nossa saúde, como também para a formação de cabelos mais fortes, sedosos e brilhantes.

Uma alimentação bem equilibrada ajuda na formação de fios resistentes à agressões do meio ambiente, como sol e poluição. Já uma alimentação inadequada, além de gerar o enfraquecimento do bulbo capilar, que favorece a queda do fio, pode levar à anemia e a problemas sérios de saúde.

Alimentação e saúde do cabelo A alimentação é fundamental
para a saúde do seu cabelo


Alguns minerais, como o zinco, manganês, selênio e ferro, associados às vitaminas C, K e complexo B, favorecem o crescimento e dão força aos cabelos. Outro mineral importante é o enxofre, essencial na formação da queratina, principal proteína da estrutura do fio.

O importante não é ingerir grandes quantidades de uma vitamina ou de um determinado mineral, mas sim variar, de forma que a ingestão desses nutrientes seja regular e suficiente às necessidades do corpo.

Tratar os cabelos através da alimentação requer força de vontade e disciplina. Os resultados só são percebidos depois de alguns meses do início da nova dieta. Porém se colocado em mente que, além dos cabelos, estamos fortalecendo a nossa saúde, será mais fácil dar continuidade aos novos hábitos alimentares.

Confira agora algumas dicas para uma dieta balanceada que deixará seus cabelos mais saudáveis e bonitos.


Dicas gerais

  • Inclua diariamente em sua dieta vegetais verde-escuros e frutas diversas, pois eles são ricos em vitaminas.
  • Três porções diárias de laticínios fornecem proteínas e cálcio em doses suficientes.
  • As carnes bovina, de ave e de peixe são fontes fundamentais de proteínas de alto valor biológico.
  • Sementes como amêndoas, castanhas e avelã são ricas em vitaminas e minerais. Lembre-se que são muito calóricas e podem ser consumidas de duas a três vezes por semana.

Vitamina A e carotenóides

São antioxidantes, ou seja, interrompem o processo de degeneração das células capilares, controlam a produção sebácea, melhoram a elasticidade do fio e regulam a multiplicação celular.

Principais fontes: fígado, ovos, leite integral e derivado, manteiga, algas, frutas e vegetais amarelos, laranjas e verde-escuros, como batata-doce, espinafre, brócolis, abóbora, pêssego, damasco, manga, melão, papaia, cenoura, couve, salsa e cebolinha.



Pró-vitamina B5 ou D-pantenol


Proporciona aos fios uma hidratação de longa duração, melhora sua maleabilidade, espessa os fios, reduz a formação de pontas duplas, melhora a condição dos cabelos agredidos e danificados e proporciona brilho.


Principais fontes: miúdos, gema de ovo, levedo de cerveja, leguminosas, salmão, grãos integrais, germe de trigo.



Vitamina E ou tocoferol

É um anti-oxidante que protege as células do organismo contra danos de compostos químicos reativos conhecidos como radicais livres.


Principais fontes: germe de trigo, óleo de trigo, óleo de soja, arroz, algodão, milho, girassol, gema de ovo, vegetais folhosos, legumes, nozes.





Enxofre


É um dos minerais essenciais à constituição da queratina.


Principais fontes: alho, cebola, ovos, pimentão vermelho, carne, repolho, couve de bruxelas, raiz forte.



Biotina ou Vitamina H

Contribui para a saúde da pele e cabelo, e previne a queda de cabelo.
Principais fontes: gema de ovo, fígado, arroz integral, levedo de cerveja, leguminosas, sardinhas, grãos integrais. Fito-ativos ricos em ácido oléico, linoléico e fonte protéica.






Ácidos graxos essenciais ou vitamina F

São de grande interesse quando utilizados em produtos cosméticos. A carência de ácidos graxos originava várias perturbações e principalmente uma desorganização no processo de queratinização, visível por uma descamação exagerada da epiderme.


Principais fontes: óleos vegetais, sementes oleaginosas, semente de linhaça, peixes gordos, como salmão, cavala, atum e sardinha.





Cálcio

Contribui para o metabolismo do ferro e vitaminas; sua ação também é essencial para o mecanismo enzimático da formação das proteínas do cabelo. A deficiência em cálcio faz com que o cabelo fique frágil e quebradiço.


Principais fontes: leite e derivados, alface, aveia, salsa, salsão, beterraba, batata doce, cebola, couve, espinafre, laranja, milho.



Silício

É um dos componentes mais importantes para o cabelo. Ele participa de uma etapa importantíssima da reconstituição do cabelo e luta contra o seu envelhecimento. É essencial para a obtenção dos fios com muito brilho, sendo sua ação ligada à ação do cálcio.

Principais fontes: alimentos de origem vegetal, principalmente os cereais integrais e a cerveja.





Zinco

Fortalece o sistema imunológico. É um mineral essencial na síntese e degradação de proteínas no organismo, portanto, importante para a produção da queratina que constitui o fio de cabelo.


Principais fontes: frutos do mar, ostras, sementes oleaginosas (de abóbora e girassol), carne, miúdos, peru, cogumelos, ovos, germe de trigo, levedo de cerveja.

Decifrando os Rotulos Parte1

Você já tentou decifrar os rótulos dos produtos, mas tudo o que conseguiu entender foi “água”? Os nomes são complicados e as especificações mais atrapalham do que ajudam, não é mesmo? Por isso montamos um guia básico com os principais componentes do xampu:


Ácido Cítrico Acidulante usado para diminuir o pH da formulação, deixando o xampu mais ácido.
Ácido Esteárico – Ácido graxo orgânico utilizado como ingrediente básico para a criação de emulsões O/W (óleo solúvel em água), combinado-se com trietanolamina (TEA). Estas emulsões são solúveis em água, possuindo propriedades que penetram nos fios.
Ácido Hialurônico – Agente hidratante de maior eficácia conhecido atualmente. Retém 500 vezes seu próprio peso de água. Derivado através da fermentação bacteriana. Eficaz em concentrações inferiores à 20 ppm (partes por milhão).
Água Deionizada – Água purificada, através da técnica da deonização, baseada na remoção de íons altamente ativos, especialmente cargas positivas (cátions) tais como: magnésio (Mg2+) e ferro (Fe2+).
Alantoína – Propriedades curativas e cicatrizantes. Estimula a proliferação de células saudáveis.
Alecrim – Anti-bactericida, acelera circulação do sangue, normaliza efeitos no metabolismo.
Álcool Cetílico – Álcool graxo natural, amplamente utilizado como emoliente e agente estabilizante em tratamentos hidratantes (emulsões).
Álcool de Cetoestearila – Combinação de álcoois gordurosos. Compõe-se principalmente de cetil e estearila. Tem efeito emoliente, espessador e estabilizador de emulsões.
Álcool Estearílico – Ácido graxo natural, muito semelhante ao álcool cetil.
Aloe – Promove maciez, hidratação, adstringência e acelera a cicatrização de feridas.
Aminoácidos de seda – Melhora a habilidade de hidratação do cabelo aumentando também seu brilho devido ao efeito refletor deste aminoácido.
Aminoácido de Trigo Restaura a estrutura danificada dos fios e tem capacidade de formar um filme protetor.
Aminometilpropanol – Agente orgânico, utilizado para equilibrar o pH, aumentando assim, a eficácia dos produtos. Controla o grau de neutralização das resinas.
Amodimeticona – Agente condicionador que facilita o penteado de cabelos molhados e melhora o brilho.
Arnica – Ativa o couro cabeludo.
Bardana – Contém proteína, substância mineral, óleo essencial, etc. que podem promover o crescimento dos cabelos e prevenir o aparecimento de caspa.
Benzofenona-3 – Filtro solar que protege os fios dos efeitos nocivos dos raios UV-A.
Biotina – Derivado natural da vitamina “H”. Alguns estudos sugerem que possua efeitos positivos no crescimento do cabelo, quando ingerido por via oral.
Brometo de Cetrimônio – Agente condicionante catiônico e anti-séptico, amplamente utilizado na indústria farmacêutica. Devido ao seu alto custo, raramente é utilizado em cosméticos. Dá brilho intenso.

NÃO AO SHAMPOO

Para quem tem cabelos cacheados ou crespos, o momento de lavar os cabelos com xampu é, muitas vezes, um verdadeiro martírio. Fios embaraçados, queda e ressecamento são as principais queixas após a lavagem. A razão disso está no principal componente da maioria dos xampus: o Lauril Sulfato de Sódio (ou suas variantes), detergente responsável pela limpeza do couro cabeludo e dos fios. O problema é que ele, além de remover as impurezas presentes no cabelo, leva junto a oleosidade natural produzida no bulbo capilar, responsável pela hidratação e proteção das madeixas. Além disso, causa micro-fissuras na estrutura do fio. Mas como se livrar dos danos que o xampu causa aos cachos?

Foi lançado nos EUA um livro específico para as cacheadas (Curly Girl, de Lorraine Massey). Nele, são encontradas várias dicas de como cuidar dos cachos, inclusive a de não usar o tão temido xampu. Achou estranho? Calma! A seguir, os principais pontos abordados no livro “Curly Girl”, e dicas de produtos que prometem deixar os cachos mais saudáveis, hidratados e bonitos.

No-poo: é um método que consiste basicamente em parar de usar o xampu. Isso não significa parar de lavar os cabelos, e sim deixar de agredi-los com substâncias detergentes. De acordo com o livro, no lugar do xampu, deve ser usado um condicionador, livre de silicone e óleo mineral, nos cabelos bem molhados, friccionando bem o couro cabeludo para remover as impurezas. Após o enxágüe, aplica-se novamente condicionador, dessa vez no comprimento e pontas. Sempre que necessitar de uma limpeza mais profunda, pode ser usada uma solução de bicarbonato de sódio ou fermento químico (aquele usado em preparação de bolos), na proporção de uma colher de chá para um copo pequeno de água. A solução pode ser ajustada às necessidades do cabelo, não agride os fios e funciona como anti-resíduos.

Low-poo: um método menos radical, indicado para quem não consegue eliminar totalmente o xampu da sua rotina, vive em cidades quentes ou pratica exercícios físicos com regularidade, o que aumenta a oleosidade no couro cabeludo. Trata-se de reduzir o uso de xampu, passando a ser aplicado uma vez por semana ou a cada 15 dias. Nos demais dias, usa-se o condicionador para lavar o cabelo, conforme descrito acima. Se houver necessidade, pode ser aplicada a solução de bicarbonato durante o intervalo.

Gel no cabelo: como a maioria dos cremes sem enxágue presentes no mercado contêm óleo mineral e silicone, substâncias que ressecam as madeixas a longo prazo, uma dica do livro é o uso de gel incolor e sem álcool como modelador de cachos, amassando os fios de baixo para cima.

Período de adaptação: os cachinhos não ficaram do jeito que você queria logo na primeira semana do no-poo? Não desista! Há um período de adaptação de até algumas semanas para o couro cabeludo regular a produção de oleosidade e os fios se adaptarem à retirada do óleo mineral e dos silicones. Muitas pessoas que testaram o método a longo prazo, sentiram uma melhora significativa na saúde dos cachos.


NO-POO PARA TODOS?

Uma das dúvidas que surgem ao se ouvir falar em no-poo é se qualquer pessoa pode fazer. É importante esclarecer que nem todos podem ou precisam parar de usar xampu. O método é mais indicado para quem sofre com cabelos secos, não se adapta a nenhum tipo de xampu, sente ressecamento e quebra acentuada dos fios durante e logo após a lavagem, ou ainda se tem cabelos cacheados ou crespos.

Mas o método deve ser testado com cautela, se você:

  • não gosta de molhar o cabelo com freqüência (é fundamental lavar os fios pelo menos a cada dois dias com condicionador livre de silicones e óleos minerais);
  • usa produtos químicos de transformação no cabelo (tintura, relaxamento, etc);
  • sofre de caspa ou oleosidade excessiva no cabelo ou couro cabeludo;
  • prefere cachos mais abertos (o método aumenta a definição dos cachos, tornando-os mais anelados).

Nestes casos, o no-poo/low-poo podem não trazer o resultado desejado.

Caso perceba alguma reação indesejável, como excesso de oleosidade na raiz ou surgimento de caspa, volte a usar o xampu com mais freqüência, pois provavelmente o método não é indicado para você.


ABAIXO O SILICONE!

Você sempre ouviu que o famoso reparador de pontas com silicone faz bem ao cabelo e forma uma película protetora, não é? Pois saiba que a função dos silicones é somente realizar uma “maquiagem” nos fios, e seus resíduos não são eliminados nem mesmo com xampu normal. Para removê-lo, é preciso aplicar xampu anti-resíduos, o que acaba por ressecar os fios. A solução sugerida é abolir o silicone, o que a longo prazo mantém as madeixas saudáveis. A oleosidade natural do couro cabeludo é que protegerá os fios, assim não será preciso recorrer aos reparadores de pontas.

Alguns tipos de silicone são solúveis em água, e são encontrados geralmente em cremes sem enxágüe. Estes podem ser utilizados, já que serão removidos com a simples aplicação do condicionador. Confira aqui uma listagem para conhecer quais tipos de silicones são solúveis em água.

Várias adeptas do no-poo também não recomendam o uso de produtos com óleo mineral, especialmente no condicionador que será usado para a lavagem dos fios. Isso porque o óleo mineral forma uma barreira na superfície da pele, bloqueando os poros e não deixando a pele respirar. A mesma recomendação vale para a parafina líquida ou sólida e o petrolato. Por isso, toda atenção é pouca ao verificar a composição no rótulo dos produtos!

Prefira produtos com óleos 100 % vegetais; têm propriedades hidratantes e não danificam os fios. Esses óleos são encontrados em lojas de produtos naturais.


RECEITINHAS CASEIRAS

Além da limpeza profunda com bicarbonato ou fermento, o livro aborda outras receitas caseiras valiosas para as adeptas do no-poo ou low-poo:

Esfoliação com açúcar mascavo: uma outra forma de limpar profundamente o couro cabeludo é esfoliando-o, usando uma mistura de 1 colher de sopa de açúcar mascavo com 3 colheres de condicionador.

Spray de lavanda: para substituir os produtos à base de óleo mineral e silicone e reavivar os cachos, basta ferver 1 litro de água por uma hora, para remover as impurezas, e em seguida acrescentar 5 gotas de óleo essencial de lavanda. Depois de esfriar, coloca-se a mistura num spray. Pode ser usada quantas vezes precisar durante o dia.

Limpeza com limão: misturar o suco de 1 limão à quantidade de condicionador que vai ser aplicada nos cabelos ao lavar. Segundo o livro, o limão é melhor do que qualquer xampu e ainda funciona como tônico.

Tônico refrescante (“Love is in the Air”): tônico para cabelos secos. Misturar 4 colheres de sopa de azeite de oliva ou óleo de amêndoas (vendido em lojas de produtos naturais, pois os de farmácia contêm óleo mineral na composição), 4 colheres de sopa de condicionador e 2 a 3 gotas de óleo essencial. Para cabelos curtos, a mistura rende 2 aplicações. Misturar bem e aplicar nos cabelos. Amasse os cachos e coloque clipes para levanta-los e separa-los. Pode ser deixado de um dia para o outro ou por várias horas. Depois basta enxaguar com uma mistura de condicionador e suco de limão.

Coquetel de banana ("Fruit Smoothie"): dá brilho e balanço para os cachos. Bata no liquidificador 3 bananas bem maduras, 1 colher de chá de óleo de amêndoas e meia xícara de suco de cenoura. Passar no cabelo molhado, cobrir com toalha molhada e deixar agir por meia hora.

Hidratação com óleo vegetal: misture 1 a 3 colheres de café de óleo vegetal ou azeite de oliva, 2 a 4 gotas de óleo de lavanda. Aplique no comprimento e pontas, cubra os cabelos com filme plástico e deixe agir por 30 minutos. Enxágüe com suco de limão.


PRODUTOS RECOMENDADOS

Linha Deva Curl: queridinho das cacheadas dos EUA, contém os produtos No-poo (não-xampu, limpador sem adição de detergentes, com ativos anti-sépticos), low-poo (xampu com baixa quantidade de detergente, para uso diário e limpeza profunda), One Condition (condicionador), Set It Free (spray anti-frizz) e Angell (gel suave definidor de cachos), entre outros. O kit para viagem contém embalagens pequenas dos produtos. Atualmente, só é vendido no Brasil no salão Red Door, em São Paulo. Previsto para ser comercializado em todo o país no início de 2008.

Pré-xampu esfoliante Éh: pode ser usado semanalmente para limpar profundamente o couro cabeludo. Totalmente livre de detergentes e ainda produz uma sensação super refrescante. Custo médio: R$16, pote com 250g.

Condicionador Surya Brasil: ideal para lavar os cabelos sem deixar resíduos. A fórmula para cabelos mistos contém copaíba (ativo adstringente), maracujá e óleo orgânico de alecrim. O condicionador para uso diário contém extrato de morango e óleo essencial de buriti. Custo médio: R$7, embalagem com 300 ml. Ambos são isentos de óleo mineral e silicone.

Condicionador Flores & Vegetais: o condicionador Neutro – Fórmula Pura limpa os fios de forma suave. Custo médio: R$ 6, embalagem com 300ml.

Gel fixador cristal, BioAroma: livre de silicones, sem álcool e sem corantes. Contém Aloe Vera e pró-vitamina B-5. Promete modelar e hidratar os fios. Custo médio: R$6,50, bisnaga com 180g.

Moisturizing Gel, Yellow: Com gel de Aloe Vera e proteína do trigo, hidrata, nutre e reduz o volume. Quando aplicado nos cabelos úmidos, dá efeito de brilho molhado. Custo médio: R$19,90, embalagem de 250ml.

Shampoo Éh Orgânico - antioxidante: formulado sem sulfato, tem agentes de limpeza de origem vegetal; ideal para as adeptas do low-poo. Preço médio: R$ 16,00. Embalagem com 300ml.


livro curly girl